SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25A brief reflection on the right to lazinessCisnormativity, violence and school institution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

LOTUMOLO JUNIOR, José  and  MILL, Daniel. Reflexões sobre as metodologias ativas como abordagem pedagógica no contexto brasileiro. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2020, vol.25, e020035. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020035.

Este trabalho analisa reflexões sobre a abordagem pedagógica denominada “Metodologias Ativas”, que estão sendo apresentadas como alternativa para melhorar os resultados de ensino e aprendizagem no Brasil. Por meio de uma revisão bibliográfica, são apresentados alguns dos principais elementos das Metodologias Ativas, principalmente suas características mais evidentes. Busca, também, trazer à discussão alguns questionamentos sobre essa abordagem pedagógica, indicando a existência de possíveis dificuldades que possam comprometer a aplicação das Metodologias Ativas. A partir deste estudo, registra-se que são necessários novos estudos sobre as potencialidades e dificuldades de implantação de Metodologias Ativas, analisando resultados efetivos de aprendizagem ativa.

Keywords : Metodologias Ativas; Aprendizagem ativa; Tecnologias digitais; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )