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Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

FAVERO, Altair Alberto; AGOSTINI, Camila Chiodi  e  FARIA, Thalia Leite de. O olhar freireano e benincaniano sobre a prática pedagógica: o diálogo como princípio ético dos docentes na Escola X. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2023, vol.28, e023009. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v28.e023009.

Ao pesquisar a realidade educacional contemporânea, é preciso conceber que os desafios que atingem a práxis pedagógica em sala de aula apresentam-se de forma multifacetada e complexa. Pensar a atuação docente mostra-se cada vez mais desafiadora e necessita de problematizações que auxiliem no enfrentamento das dificuldades. Dessa forma, a presente pesquisa trata da temática acerca do diálogo como um princípio ético na prática pedagógica em sala de aula, com ênfase na concepção dos docentes da Escola X. Trata-se de uma pesquisa de cunho analítico-hermenêutico. A metodologia adotada é de observação participante, realizada a partir de observação estruturada junto ao corpo docente nas suas atividades cotidianas, na escola indicada, nas quais se buscou evidenciar o conceito de diálogo de Paulo Freire (1981) e de sua função primordial na relação professor/aluno. O problema de pesquisa baseou-se na seguinte questão: é possível exercer o diálogo como um princípio ético na concepção dos docentes da Escola X? Assim, com justificativa no fomento ao debate acerca de princípios éticos na prática pedagógica, presentes nos escritos de Elli Benincá (2010), que devem ser assumidos pelos docentes em seu fazer diário, podemos observar que, embora desejável na teoria, o diálogo nem sempre é exercido na prática cotidiana em sala de aula. No entanto, entendemos que sua compreensão conceitual e seu efetivo exercício por parte dos docentes, de forma a preservar princípios éticos, pode propiciar um sentimento de esperança ao crer no diálogo como possibilidade de superar o modelo “bancário” de educação, transformando a sala de aula em um lugar de troca de saberes e de emancipação individual e coletiva.

Palavras-chave : Diálogo; Princípios Éticos; Prática Pedagógica.

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