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Conjectura: Filosofia e Educação
versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612
Resumo
ECKHARDT, Fabiana; BERNAR, Aline Praça e MOREIRA, Renato Simões. De Jano a sankofa: o que a escola que temos pode aprender com a escola que queremos? As múltiplas faces da escola no GT6. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2023, vol.28, e023010. ISSN 2178-4612. https://doi.org/10.18226/21784612.v28.e023010.
Recuperamos, na esteira de trabalhos apresentados e publicados nos anais das edições 38, 39 e 40 das Reuniões Anuais da Anped, textos que abordam a escola, a Educação Popular, com seus cenários e personagens, na periferia e no campo. Textos que observam a escola que temos e enunciam pesquisas e propostas para a aquisição e a partilha de conhecimentos de forma mais horizontalizada e dialógica. São olhos e olhares para o passado com vistas ao futuro, os quais, na presente proposta de texto, somos levados a pensar em paralelo às figuras mitológicas de Jano e Sankofa. Partindo do diálogo, passando pela compreensão da não neutralidade das práticas, pela formação docente permanente, pelo trabalho constante com a diferença, e chegando à reflexão decolonial e contra-hegemônica, os debates presentes nos textos em questão pensam e abordam limites e possibilidades atravessados pela escola, na tentativa de erigir uma escola mais democrática, humana e afeita à vida. O presente artigo partiu da revisão bibliográfica das publicações do GT6 nos três últimos encontros anuais (2017, 2019 e 2021), aplicando-se sobre eles filtros relativos à escola pública e à Educação Popular. Buscaram-se confluências, similaridades ou mesmo divergências que apontassem a emergência de um novo paradigma de educação, destoante do modelo hegemônico, vinculado às virtudes de uma civilização orientada para o neoliberalismo, para a competitividade e para as necessidades do mercado. Indícios sugestivos nos levam a crer que assuntos caros à Educação Popular, como questões de gênero e localidade, ganharam mais protagonismo, em momentos de forte ataque à escola pública e à Educação progressista.
Palavras-chave : Escola pública; Diálogo; Educação popular; Contra-hegemonia.