SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número01A poesia épica na construção dos Discursos de Dion CrisóstomoA educação dos leigos no reino visigodo: reflexões sobre a Vita Sancti Aemiliani índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

CARVALHO, Margarida Maria de. Um caso político-cultural na antiguidade tardia: o Imperador Juliano e seu conceito de educação. Acta Scientiarum. Education [online]. 2010, vol.32, n.01, pp.27-39. ISSN 2178-5201.

Nesse artigo tenho como propósito conceituar o que é Paideiaou educação na concepção do Imperador Juliano. Para tanto trabalharei o significado de Logos cristão e Logos grego me utilizando também do discurso Contra Juliano de Gregório de Nazianzo. Verificarse-a que o embate ocorrido entre Gregório Nazianzeno e Juliano foi político-religioso e, não somente religioso, pois nesse momento do século IV d. C. não havia separação dessas esferas. O texto está dividido em Considerações Preliminares, onde disserto que o conflito entre os dois autores é político-cultural; O Imperador Juliano e a Historiografia sobre seu Tempo, no qual demonstro que desde o próprio período do Imperador Juliano há uma construção mítica em torno de sua pessoa e, finalmente, sobre o propósito de Nazianzo em escrever Contra Juliano. Todos esses pontos interligados levam à compreensão deste momento político específico da Antiguidade Tardia.

Palavras-chave : Conflito Político-Religioso; Autor da Antiguidade Tardia; Dimensão Político-Cultural; Padres da Igreja; Logos Cristão; Logos Grego.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )