SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue01Visión de la II Conferencia Mundial de Educación Superior (CMES, 2009)Pedagogia universitária: a aprendizagem docente como um desafio à professoralidade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

PINTO, Maria das Graças Gonçalves. O lugar da prática pedagógica e dos saberes docentes na formação de professores. Acta Scientiarum. Education [online]. 2010, vol.32, n.01, pp.111-117. ISSN 2178-5201.

O presente texto propõe refletir acerca da formação de professores, tendo como foco de análise os saberes docentes construídos ao longo da prática pedagógica. As reflexões apresentadas têm origem em uma pesquisa desenvolvida em nível de doutoramento, mais especificamente no tocante aos professores de educação superior, embora, para este texto, tenham sido trazidas questões relacionadas à formação de professores em seus aspectos mais conceituais e epistemológicos por meio de um estudo bibliográfico. Os fundamentos teóricos que permitem a interlocução partem, dentre outros, de Cunha (2003), Tardif (2001; 2002), Pimenta (2000) e Pimenta e Anastasiou (2002).

Keywords : Epistemologia da Prática; Saberes de Professores; Práticas Docentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )