SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número01Visión de la II Conferencia Mundial de Educación Superior (CMES, 2009)Pedagogia universitária: a aprendizagem docente como um desafio à professoralidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

PINTO, Maria das Graças Gonçalves. O lugar da prática pedagógica e dos saberes docentes na formação de professores. Acta Scientiarum. Education [online]. 2010, vol.32, n.01, pp.111-117. ISSN 2178-5201.

O presente texto propõe refletir acerca da formação de professores, tendo como foco de análise os saberes docentes construídos ao longo da prática pedagógica. As reflexões apresentadas têm origem em uma pesquisa desenvolvida em nível de doutoramento, mais especificamente no tocante aos professores de educação superior, embora, para este texto, tenham sido trazidas questões relacionadas à formação de professores em seus aspectos mais conceituais e epistemológicos por meio de um estudo bibliográfico. Os fundamentos teóricos que permitem a interlocução partem, dentre outros, de Cunha (2003), Tardif (2001; 2002), Pimenta (2000) e Pimenta e Anastasiou (2002).

Palabras clave : Epistemologia da Prática; Saberes de Professores; Práticas Docentes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )