SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue01O lugar da prática pedagógica e dos saberes docentes na formação de professoresNovos sujeitos no ensino médio? Reflexões acerca da subjetivação juvenil no cenário escolar contemporâneo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

BOLZAN, Doris Pires Vargas; AUSTRIA, Verônica Cardoso  and  LENZ, Noemi. Pedagogia universitária: a aprendizagem docente como um desafio à professoralidade. Acta Scientiarum. Education [online]. 2010, vol.32, n.01, pp.119-126. ISSN 2178-5201.

Este artigo é resultado de pesquisas desenvolvidas no GPFOPE e tem por temática a formação do professor, considerando os processos engendrados para sua constituição. Assim sendo, a sua tessitura emerge da confluência de reflexões a partir de um campo teórico, dentro da Pedagogia Universitária, aliada à pesquisa de campo dessas investigações. Os principais autores, dentro dessa linha, que subsidiam este estudo são: Bolzan (2001; 2002-2005; 2006; 2007-2009) e Isaia e Bolzan (2004; 2006; 2007). Os achados assinalam que o professor vai constituindo-se, no decorrer da sua trajetória formativa, evidenciando, dessa forma, a ideia de inacabamento, o que pressupõe enfocar a formação de professores na perspectiva de um processo de aprendizagem para a docência de caráter permanente. Ademais, como os estudos indicam, é necessário igualmente considerar que as trajetórias de vida possuem marcas específicas, o que se faz pensar na direção de uma formação personalizada. Por conseguinte, compreende-se que se torna inerente pensar que a aprendizagem da docência e, por conseguinte, o desenvolvimento profissional, é impulsionado quando forem incorporadas práticas reflexivas conjuntamente com atividades colaborativas entre os sujeitos de formação.

Keywords : Trajetórias Formativas; Conhecimento Pedagógico Compartilhado; Desenvolvimento Profissional Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )