SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número02A concepção de paz na civitas de Marsilio de Pádua“De pugna virtutum adversus vitia”: os pecados capitais na obra de Isidoro de Sevilha índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

MAGALHAES, Ana Paula Tavares. Fundamentos para a educação na ordem franciscana: o projeto de Societas Christiana de Ubertino de Casale. Acta Scientiarum. Education [online]. 2010, vol.32, n.02, pp.163-174. ISSN 2178-5201.

A partir do desenvolvimento urbano e da consolidação das universidades, no século XIII, verifica-se a produção de uma literatura culta com vistas ao diálogo acadêmico e, sobretudo, sob a forma de um projeto educacional para a sociedade cristã. Nesse contexto, assumiram papel de destaque as Ordens Mendicantes, responsáveis pela evangelização. Entre os Franciscanos, fundamentais para o estabelecimento de um amplo conjunto de recursos pedagógicos junto às massas iletradas (mas também por sua atuação no interior da Universidade), assume destaque Boaventura de Bagnoregio, que dará origem a uma importante tradição pedagógica cristocêntrica. Essa “antropologia cristológica”, herdada da Patrística, será uma das principais fontes de inspiração do modelo social de Ubertino de Casale, no século XIV.

Palabras clave : Universidade; Cultura Escrita; Oralidade; Pregação; Cristocentrismo; Boaventura de Bagnoregio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )