SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número02“De pugna virtutum adversus vitia”: os pecados capitais na obra de Isidoro de SevilhaA escola inclusiva e estratégias para fazer frente a ela: as adaptações curriculares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

MEDEIROS, Marcia Maria. A instrução pelo riso em Santo Agostinho. Acta Scientiarum. Education [online]. 2010, vol.32, n.02, pp.185-191. ISSN 2178-5201.

Santo Agostinho autor de várias obras, entre elas a que originou este artigo, intitulada A Instrução aos Catecúmenos, e referenda partindo do pressuposto de que o ser humano está em peregrinação nesse mundo rumando para a Jerusalém Celeste. No livro analisado neste artigo, Santo Agostinho mostra como o catequista deve se utilizar da alegria e do riso enquanto elementos que facilitem o ensino da religião cristã aqueles e aquelas que pretendem fazer parte dela. A partir desse processo é possível perceber como o riso possui uma lógica de fundamental importância no que tange ao funcionamento das práticas sociais e culturais de um determinado grupo humano em um determinado momento histórico, servindo como ferramenta para ações práticas em torno de vários assuntos, inclusive pedagógicas.

Palavras-chave : Educação; História Medieval; Igreja Católica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )