SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número02A instrução pelo riso em Santo AgostinhoPolíticas públicas e educação: aspectos teórico-ideológicos e socioeconômicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SEBASTIAN HEREDERO, Eladio. A escola inclusiva e estratégias para fazer frente a ela: as adaptações curriculares. Acta Scientiarum. Education [online]. 2010, vol.32, n.02, pp.193-208. ISSN 2178-5201.

Embora tenhamos trabalhado durante quase três décadas sobre os modelos de resposta para atender, em nossas escolas, aos alunos com deficiência, ainda estamos no debate sobre qual é a melhor estratégia. Este trabalho, partindo de uma análise da situação da escola inclusiva no Brasil, tem como objetivo analisar, de um lado, quais são os modelos desenvolvidos de inclusão nas escolas brasileiras e, de outro, estudar as adaptações curriculares como estratégia compatível com modelos inclusivos. O fundo da questão a analisar não está no próprio instrumento, que sempre foi avaliado como recurso com altas potencialidades, porém, muitas vezes, mal estruturado; por isso, propomos uma forma prática de desenvolvê-las, nos diferentes níveis, e um modelo estruturado e testado. Pretendemos, nesta reflexão, trazer ante a comunidade científica a necessidade de consenso de um instrumento, com outras estratégias e recursos, que permitam ao professor programar objetivos e conteúdos, neste modelo de adaptação curricular - ACI, o mais próximo possível ao que está sendo feito na própria sala de aula, que o aluno está freqüentando, e que os seus colegas estão desenvolvendo. Esta é a única forma de incluir, realmente, este aluno, portador de necessidades especiais, numa chamada escola inclusiva.

Palavras-chave : Escola Inclusiva; Adequações Curriculares; Adaptações Curriculares; Estratégias Inclusivas; Alunos com Deficiência; Atenção à Diversidade; Inclusão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )