SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número02A escola inclusiva e estratégias para fazer frente a ela: as adaptações curricularesStudent perspectives about mobile learning initiatives at Open University of Brazil: the mobile phone issue índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

DEITOS, Roberto Antonio. Políticas públicas e educação: aspectos teórico-ideológicos e socioeconômicos. Acta Scientiarum. Education [online]. 2010, vol.32, n.02, pp.209-218. ISSN 2178-5201.

Neste artigo nos preocupamos em examinar alguns aspectos teórico ideológicos e socioeconômicos das políticas públicas e educação no Brasil, particularmente no contexto da história recente. Esses aspectos envolvem diretamente as proposições estatais para as políticas sociais. A política educacional, portanto, é entendida aqui como constituinte da política social. As políticas públicas diretamente definidas e dirigidas pelo Estado são compreendidas como o resultado de mediações teórico-ideológicas e socioeconômicas e estão diretamente imbricadas no processo de produção social da riqueza e, consequentemente, de sua repartição e distribuição. A política educacional, particularmente a empreendida no Brasil a partir da década de 1990, é a articulação e a consumação de forças econômicas e políticas hegemônicas que sustentam proposições que revelam forte tendência predominante de cunho liberal ou social-liberal e definem significativamente os rumos das políticas públicas e da educação nacional.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Educação e Estado; Aspectos Teórico-Ideológicos e Socioeconômicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )