SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número02As vozes de uma política de ensino de língua estrangeira moderna na educação básica no Estado do ParanáProposta de atividade de campo para o ensino de biodiversidade usando formigas como modelo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SOUSA, Sidnei de Oliveira. Aprendizagem baseada em problemas como estratégia para promover a inserção transformadora na sociedade. Acta Scientiarum. Education [online]. 2010, vol.32, n.02, pp.237-245. ISSN 2178-5201.

Este texto tem por objetivo apresentar a contribuição da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem Based Learning) como estratégia didática para a formação de alunos capazes de pensamento crítico, de ação social coletiva e de engajamento social. Após uma análise do papel da Educação para o surgimento da perspectiva de mudança social, a pesquisa destaca que no PBL os alunos vivenciam a política, desenvolvem senso crítico e percebem o mundo. Mediante a resolução de problemas, que são microcosmos da vida real, o aluno adquire uma postura de recusa a qualquer ideologia fatalista de uma realidade que ele sabe ser indeterminada e passível de ser transformada mediante sua própria inserção no mundo.

Palavras-chave : PBL; Educação; Política; Democracia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )