SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número02Aprendizagem baseada em problemas como estratégia para promover a inserção transformadora na sociedadeGeografia e prática social: configurações no espaço da escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

CORDEIRO, Rogério Soares; WUO, Moacir  e  MORINI, Maria Santina de Castro. Proposta de atividade de campo para o ensino de biodiversidade usando formigas como modelo. Acta Scientiarum. Education [online]. 2010, vol.32, n.02, pp.247-254. ISSN 2178-5201.

As atividades de campo continuam sendo um caminho árduo para o professor, entretanto, elas representam um dos principais passos para o estudo da biodiversidade. Nosso país é considerado megadiverso, mas ensinar sobre esse tema é complexo. Assim, o objetivo desse trabalho foi delinear um protocolo de atividades de campo para que o professor possa aplicar durante suas aulas sobre diversidade biológica. As formigas foram escolhidas como modelo de estudo, pois são ricas e abundantes na grande maioria dos ecossistemas tropicais. Foram usadas iscas de sardinha em óleo comestível para a coleta desses insetos; e para a obtenção de um volume de material biológico suficiente para embasar as discussões pertinentes sobre o assunto proposto serão necessárias três expedições de coleta, com 15 iscas cada uma.

Palavras-chave : Diversidade; Formigas; Ensino Médio; Ecologia; Competição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )