SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue02Proposta de atividade de campo para o ensino de biodiversidade usando formigas como modeloLearning with Arkhanes’ model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

FERNANDES, Antonio Carlos  and  GEBRAN, Raimunda Abou. Geografia e prática social: configurações no espaço da escola. Acta Scientiarum. Education [online]. 2010, vol.32, n.02, pp.255-262. ISSN 2178-5201.

Este artigo analisa as concepções sobre o ensino e a ciência geográfica nas séries iniciais, seus desdobramentos práticos e a forma como o desenvolvimento dos conceitos e das metodologias pedagógicas acerca do saber geográfico têm-se convertido em uma disciplina esvaziada de significado. Esta análise crítica visa contribuir para a reflexão em torno da necessidade de converter a Geografia em um instrumento de reflexão, organização e transformação socioespacial. Nesse sentido, os cursos destinados à formação de professores devem orientar-se pelos princípios da reflexão crítica e da construção da cidadania.

Keywords : Ensino da Geografia; Ação Docente; Prática Social; Conceitos Espaciais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )