SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número02Proposta de atividade de campo para o ensino de biodiversidade usando formigas como modeloLearning with Arkhanes’ model índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

FERNANDES, Antonio Carlos  y  GEBRAN, Raimunda Abou. Geografia e prática social: configurações no espaço da escola. Acta Scientiarum. Education [online]. 2010, vol.32, n.02, pp.255-262. ISSN 2178-5201.

Este artigo analisa as concepções sobre o ensino e a ciência geográfica nas séries iniciais, seus desdobramentos práticos e a forma como o desenvolvimento dos conceitos e das metodologias pedagógicas acerca do saber geográfico têm-se convertido em uma disciplina esvaziada de significado. Esta análise crítica visa contribuir para a reflexão em torno da necessidade de converter a Geografia em um instrumento de reflexão, organização e transformação socioespacial. Nesse sentido, os cursos destinados à formação de professores devem orientar-se pelos princípios da reflexão crítica e da construção da cidadania.

Palabras clave : Ensino da Geografia; Ação Docente; Prática Social; Conceitos Espaciais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )