SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número02Exposições de arte infantil: bandeiras modernas pela construção do novo homem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

ZILIANI, Rosemeire de Lourdes Monteiro  e  OSORIO, Antônio Carlos do Nascimento. Artes em profissionalizar: programações do centro de educação rural de Aquidauana, Estado do Mato Grosso do Sul. Acta Scientiarum. Education [online]. 2010, vol.32, n.02, pp.287-296. ISSN 2178-5201.

Este artigo resulta de pesquisa realizada sobre profissionalização média, dirigida a formar técnicos em agropecuária. A pesquisa objetivou conhecer o modelo e os programas de profissionalização, efetivados no Estado de Mato Grosso do Sul, no período 1974-2001, tendo como referência o Centro de Educação Rural de Aquidauana (CERA). Como referencial de análise utilizam-se os estudos foucaultianos e como metodologia, a descrição das programações de normas e de condutas prescritas e ensaiadas na Instituição, inscritas em projetos específicos de educação nacional. Conclui-se que essas programações não foram idênticas no período estudado ou, dito de outro modo, ocorreram transformações no dispositivo de formação/profissionalização que no interior da Instituição funcionou, tendo como justificativa e apelo às transformações ocorridas no mundo do trabalho, em especial, nos anos de 1990. Esse tipo de modalidade educacional e os discursos que vêm sustentando suas práticas, como as programações inscritas na educação oferecida no CERA, têm contribuído para a continuidade de um sistema educacional excludente, a fixação de estereótipos acerca das capacidades individuais e coletivas e a naturalização da profissionalização média no Estado e no País.

Palavras-chave : Programação de Condutas; Discursos; Espaço-Tempo; Estratégias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )