SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número01A imitação representativa no brincar da criança surda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

NEZ, Egeslaine de  e  SIEBIGER, Ralf Hermes. Apontamentos sobre vieses alienantes nos versos da música popular brasileira. Acta Scientiarum. Education [online]. 2011, vol.33, n.01, pp.01-09. ISSN 2178-5201.

Por meio da análise de algumas fases e estilos da música popular brasileira surgidos entre os anos 50 e 80, o presente artigo busca identificar alguns vieses alienantes presentes nas letras de canções compostas dentre os estilos citados. Tem-se como pressuposto o conceito de alienação fundamentado em Marx, traduzido enquanto fenômeno que implique no distanciamento do homem de sua realidade, bem como a concepção de indústria cultural fundamentada em Adorno. A análise de letras de música também fez parte do Cinema Universitário no Projeto de Extensão Formação Continuada de Egressos e Licenciados do “Campus” Universitário do Vale do Teles Pires. O artigo aponta para a necessidade de maior observação por parte da sociedade e principalmente por parte dos educadores no que se refere aos traços alienantes e/ou voltados exclusivamente para o consumo em massa que a produção musical muitas vezes pode assumir, tendo-se em vista a análise crítica desse cenário com vistas à construção de uma cidadania cultural.

Palavras-chave : Alienação; Música Popular Brasileira; Indústria Cultural; Cidadania Cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )