SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número01Apontamentos sobre vieses alienantes nos versos da música popular brasileiraDa hermenêutica filosófica à hermenêutica da educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

CRISTINO, Thiago. A imitação representativa no brincar da criança surda. Acta Scientiarum. Education [online]. 2011, vol.33, n.01, pp.11-16. ISSN 2178-5201.

As crianças surdas, desde a mais tenra idade, necessitam de maiores estímulos para que possam desenvolver-se sem grandes problemas em nível cognitivo, psicológico, ainda que estes sejam inevitáveis, mas podem ser estabilizados. O presente estudo quer dar ênfase à importância da imitação representativa no contexto do brincar da criança surda, bem como suas implicações para o desenvolvimento. A imitação representativa leva à realização dos desejos e satisfaz a necessidade de interação da criança com o objeto e com as pessoas promovendo o seu desenvolvimento linguístico, cognitivo, social. Foi observado no estudo que ao brincar de ser alguém, por exemplo, brincar de ser professor, é estabelecida uma zona de desenvolvimento proximal em que o parceiro privilegiado promove situações de crescimento e aprendizagem. É por isso que a brincadeira tem importância fundamental no desenvolvimento das competências da criança.

Palabras clave : Deficiência Auditiva; Imitação Representativa; Desenvolvimento Humano.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )