SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número01A imitação representativa no brincar da criança surdaEstudo comparado de documentos curriculares oficiais (1979 e 1999) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

ALVES, Marcos Alexandre. Da hermenêutica filosófica à hermenêutica da educação. Acta Scientiarum. Education [online]. 2011, vol.33, n.01, pp.17-28. ISSN 2178-5201.

O presente artigo se estrutura a partir dos seguintes blocos temáticos: apresenta uma compreensão básica e introdutória da hermenêutica filosófica, bem como contextualiza seu surgimento e contraposição; também analisa, especificamente, a contribuição das especulações filosóficas de Gadamer para a hermenêutica como compreensão; e, por fim, estabelece uma aproximação reflexiva entre hermenêutica e educação desde suas possibilidades compreensivas.

Palavras-chave : Diálogo; Linguagem; Compreensão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )