SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número01Da hermenêutica filosófica à hermenêutica da educaçãoAs ações pedagógicas do professor de educação física do ensino superior: analogias com a trajetória formativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SILVA, Fabiany de Cássia Tavares. Estudo comparado de documentos curriculares oficiais (1979 e 1999). Acta Scientiarum. Education [online]. 2011, vol.33, n.01, pp.29-35. ISSN 2178-5201.

Pesquisa finalizada recentemente, inscrita no campo da história do currículo e das culturas escolares, teve como foco de interesse a escolarização dos deficientes no Brasil. Essa escolarização foi analisada a partir do estudo comparado de dois documentos curriculares produzidos pelo Ministério da Educação nos anos de 1979 e 1999. Para tanto, colocamos em tela os estudos produzidos para/no/pelo uso de procedimentos do estudo comparado, a fim de desvelar suas contribuições teórico-metodológicas para a investigação de uma história curricular, particular e, de traduções de cultura escolar, determinadas pela especificidade - a deficiência. Para essa comparação foram eleitas duas categorias de análise, a saber: tempo e espaços escolares. Questionamos o tempo e o espaço, nos limites deste texto, como portadores de uma lógica própria, uma lógica social que os transforma em um lugar onde se manifestam as intenções humanas. Desse desenho metodológico depreendemos a impossibilidade de analisarmos isoladamente esses documentos, assumindo que neles teriam lugar traduções de uma escolarização, que tem sido produtora e produto de uma história curricular centrada nas demandas/peculiaridades das deficiências, restringindo-se à adaptação de procedimentos pedagógicos, como se somente o saber especializado pudesse dar conta da escolarização desses sujeitos que possuem características diferentes dos “normais”.

Palavras-chave : Documentos Curriculares; Estudo Comparado; Educação Especial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )