SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número01Estudo comparado de documentos curriculares oficiais (1979 e 1999)Formação docente: o uso de conteúdos midiáticos e das tic no processo de ensino e de aprendizagem no ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

BASEI, Andréia Paula. As ações pedagógicas do professor de educação física do ensino superior: analogias com a trajetória formativa. Acta Scientiarum. Education [online]. 2011, vol.33, n.01, pp.37-47. ISSN 2178-5201.

Este artigo é resultante de pesquisa desenvolvida que objetivou compreender como ocorre a construção da identidade do professor do ensino superior durante a sua trajetória e desenvolvimento profissional e como isso pode influenciar nas ações pedagógicas desenvolvidas para a formação de professores. Dessa forma, a esta construção emerge da confluência de reflexões a partir de um campo teórico aliadas à pesquisa de campo com três docentes do ensino superior que utilizou como instrumentos para a coleta das informações: entrevista semi-estruturada, observação participante e análise documental, analisados por meio da técnica da triangulação das informações. Os achados assinalam que o percurso formativo influencia de distintas maneiras as ações pedagógicas dos professores, dependendo da perspectiva que cada um constrói com relação a sua atuação e desenvolvimento profissional. Concluímos que a docência no ensino superior necessita de um projeto formativo e de desenvolvimento profissional coletivo. Apontamos como caminho a ser trilhado a orientação através da racionalidade comunicativa.

Palabras clave : Formação de Professores; Identidade Docente; Desenvolvimento Profissional; Racionalidade Comunicativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )