SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número01Formação docente: o uso de conteúdos midiáticos e das tic no processo de ensino e de aprendizagem no ensino superiorParadisus corporalis est quies claustralis: usos e sentidos do claustro beneditino no ocidente medieval índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

MAINKA, Peter Johann. Os fundamentos da identidade européia na antiguidade, na idade média e nos tempos modernos. Acta Scientiarum. Education [online]. 2011, vol.33, n.01, pp.57-69. ISSN 2178-5201.

Depois do fim da Segunda Guerra Mundial iniciou-se o processo da unificação européia, compreendendo todas as áreas do Estado e da sociedade (legislação, jurisdição, política, economia, instituições, etc.) dos 27 Estados, tão diferentes quanto às tradições e à sua história, que compõem, no momento, a União Européia. Porém, quais são os fundamentos intelectuais e os valores culturais, quais são as idéias e memórias, que dão à Europa uma identidade coerente e compartilhada, em princípio, por toda a população européia de atualmente, quase 500 milhões de pessoas? Esses alicerces intelectuais da Europa remontam à Antiguidade, à Idade Média e aos Tempos Modernos. Este trabalho pretende apresentar alguns desses fundamentos comuns da Europa, postos na Idade Média e nos Tempos Modernos (por exemplo o Cristianismo, o Humanismo e o Iluminismo), e discutir a sua importância para a identidade européia.

Palabras clave : Europa; Identidade Europeia; História Européia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )