SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número01Os fundamentos da identidade européia na antiguidade, na idade média e nos tempos modernosO ratio studiorum da ordem dos pregadores no século XIII: considerações sobre a relação entre identidade e educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

PEREIRA, Maria Cristina Correia Leandro. Paradisus corporalis est quies claustralis: usos e sentidos do claustro beneditino no ocidente medieval. Acta Scientiarum. Education [online]. 2011, vol.33, n.01, pp.71-76. ISSN 2178-5201.

O claustro de um mosteiro beneditino é um de seus lugares mais privilegiados e característicos. No entanto, a palavra que designa este território, por excelência, dos monges não teve sempre o mesmo significado, assim como aquele espaço não conheceu sempre as mesmas utilizações. É nosso objetivo estudarmos aqui o claustro no contexto do Ocidente medieval, atentando para a gênese do termo e as relações deste espaço com o lugar por ele ocupado no imaginário religioso da época e no quotidiano dos monges beneditinos.

Palabras clave : Monges; Paraíso; Costumes; Regra Beneditina.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )