SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número01A educação como projeto estético- nacionalistaGestão educacional: inovações, limites e possibilidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

SILVA, Lenildes Ribeiro. A presença de Francisco Ferrer nas publicações de Maurício Tragtenberg pela Revista Educação e Sociedade (1978- 2008). Acta Scientiarum. Education [online]. 2011, vol.33, n.01, pp.109-117. ISSN 2178-5201.

Este trabalho tem por objetivo compreender as relações entre o pensamento de Maurício Tragtenberg e o ideário da “Escola Moderna” de Francisco Ferrer y Guardia, no início do século XX, baseando-se nas publicações de Tragtenberg pela Revista “Educação e Sociedade” (1978-2008). Nessas publicações, intenta-se ressaltar as aproximações do pensamento entre os dois autores na defesa de uma educação voltada aos interesses do operariado, tornando-o uma classe consciente dos processos de dominação da sociedade capitalista e das possibilidades de superação. Na denúncia da monopolização do conhecimento sob interesses particulares, preconceituosos e excludentes, sejam religiosos ou na forma laica do Estado burguês, a educação defendida pelos autores visa conduzir o povo pela via da conscientização, autonomia e autogestão, necessárias a uma verdadeira democracia. Contra o treinamento, a obediência e a manipulação ideológica, os autores convergem na defesa de uma educação no sentido da liberdade, da crítica e da solidariedade.

Palabras clave : Educação; Escola Moderna; Democracia; Autogestão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )