SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número01Mercantilização do ensino superior: os desafios da universidade diante do atual cenário educacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

SANTOS, Jean Mac Cole Tavares. Apropriação e resistência: ressignificações das políticas educacionais na prática docente. Acta Scientiarum. Education [online]. 2011, vol.33, n.01, pp.149-155. ISSN 2178-5201.

Recentemente, discutimos a reforma do Ensino Médio no interior cearense, no Nordeste brasileiro. Vimos que as políticas educacionais desde os anos de 1990 têm como marca principal a tentativa de transformar as ações governamentais em grandes consensos da sociedade. No processo de coleta de dados, especificamente na fase de entrevistas com os professores sobre a reforma, detectamos desencontro entre o que trazia a reforma e o que professores apresentavam como suas características principais. Os professores, por meio de seus relatos, apontam a imposição dos órgãos oficiais condicionando o currículo escolar. Os depoentes revelam o descompasso entre os acontecimentos em sala de aula e o discurso hegemônico apresentado pelo poder público. Assim, nosso artigo discute, por um lado, que o discurso do consenso, de clamor da sociedade pelas reformas, não encontra defesa quando partimos para dentro dos muros da escola e para dentro da sala de aula e, por outro lado, que as reformas apresentadas vêm sem os elementos necessários para a sua implementação. O professor estabelece um caminho entre a norma e a realidade, um atalho para a crítica ao discurso oficial.

Palabras clave : Prática Docente; Políticas Educacionais; Reforma Educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )