SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número02Estoicismo e imperium: a virtus do homem político romano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

GRAU-DIECKMANN, Patricia. Textos apócrifos determinantes de repertorios plásticos cristianos. Acta Scientiarum. Education [online]. 2011, vol.33, n.02, pp.165-174. ISSN 2178-5201.

As primeiras imagens cristãs apareceram nas paredes das catacumbas e nas superfícies dos sarcófagos em sítios fúnebres. A sua principal finalidade foi transmitir aos fiéis a possibilidade definitiva de salvação eterna. Recordavam também a história sagrada e estimulavam a piedade cristã, além de embelezar os locais fúnebres. A emergência gradual de vários textos religiosos, com conteúdos diversos e controversos, estimulou decisões sobre quais escritos eram canônicos e quais apócrifos. Ao mesmo tempo, a tolerância do Império Romano ao Cristianismo causou uma proliferação de lugares onde podiam ser colocadas essas imagens. Muitos temas originais apareceram, mas outros já existentes foram modificados e adaptados, fortalecendo o repertório iconográfico as partir do segundo século, principalmente sob a influência dos livros apócrifos. As imagens referentes à vida de Maria e de Jesus, mais tarde condenadas pela Igreja, foram designadas e moldadas sob a aprovação eclesiástica, ocupando lugares de destaque e de visibilidade em encontros religiosos.

Palabras clave : Escritos Apócrifos; Arte Cristã; Iconografia; Imagens Cristãs.

        · resumen en Español     · texto en Español     · Español ( pdf )