SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número02Textos apócrifos determinantes de repertorios plásticos cristianosInstruir as mulheres: admoestação à modéstia do De cultu feminarum de Tertuliano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

VENTURINI, Renata Lopes Biazotto. Estoicismo e imperium: a virtus do homem político romano. Acta Scientiarum. Education [online]. 2011, vol.33, n.02, pp.175-181. ISSN 2178-5201.

Esse artigo tem como objetivo estudar as relações entre o Estoicismo e o Principado, a partir da leitura da correspondência pliniana. Plínio, o Jovem era originário de uma família equestre que ascendeu ao senado. Após ter exercido uma oposição política moderada sob o reinado do imperador Domiciano, ela se tornou um dos ideólogos e um dos participantes mais ativos do poder imperial durante o reino de Nerva e de Trajano. Como homem político exaltou a virtus encontrando respaldo no mos maiorum (tradição), e na moderação estóica. Dirigente de um círculo cultural e político e amigo íntimo de Trajano, Plínio ilustrou a ótica do imperador, sobretudo a ideologia de um grupo senatorial de conciliação permanente entre a cúria e o príncipe, buscando legitimar a política do César e orientar os interesses senatorias.

Palavras-chave : Plínio; O Jovem; Amicitia; Política Imperial; Patronato.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )