SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número02Da educação: do jogo sociocultural e a inter-relação envolvendo modus vivendi e modus essendiA organização da escolaridade em ciclos: aspectos de sua emergência, desenvolvimento e discussões atuais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

SANTANA, Otacilio Antunes. Docentes de pós-graduação: grupo de risco de doenças cardiovasculares. Acta Scientiarum. Education [online]. 2011, vol.33, n.02, pp.219-226. ISSN 2178-5201.

Os docentes de pós-graduação apresentaram aumento nos pedidos de licenças médicas, principalmente por sintomas ou sequelas de doenças cardiovasculares. Com isso, o objetivo deste trabalho foi, por meio de um questionário direcionado a professores de pós- graduação, quantificar entre eles quantos realizavam atividades físicas frequentes, dietas balanceadas e visitas médicas, e outros fatores, e comparar isso com: i) a ocorrência de intervenções cardíacas, doenças coronarianas e acidentes vasculares cerebrais; ii) o número de produção científica e o número de orientando médio por ano. Foram respondidos e analisados 540 questionários. A hipótese deste trabalho foi aceita, ou seja, quanto maiores o número de produção científica e o número de orientandos em média por ano, maiores foram as ocorrências médias de intervenções cardíacas, doenças coronarianas e os acidentes vasculares cerebrais (hemorrágico e isquêmico) em docentes de pós-graduação, principalmente, pela falta de dieta equilibrada e balanceada, de atividades físicas supervisionadas regularmente, e visitas médicas frequentes, justificados pela excessiva carga horária fora do expediente, para se manter os indicadores de qualidade dos cursos de pós-graduação e de seus currículos atualizados.

Palabras clave : Enfarte; AVC; Produção Científica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )