SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número02Docentes de pós-graduação: grupo de risco de doenças cardiovascularesSobre a educação inclusiva na formação de professores de ciências: a tessitura dos currículos praticados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

STREMEL, Silvana  e  MAINARDES, Jefferson. A organização da escolaridade em ciclos: aspectos de sua emergência, desenvolvimento e discussões atuais. Acta Scientiarum. Education [online]. 2011, vol.33, n.02, pp.227-238. ISSN 2178-5201.

Este artigo apresenta os aspectos históricos da organização da escolaridade em ciclos no Brasil e um panorama da situação atual dessa política. A partir do relatório de Condorcet de 1792, evidencia-se que a flexibilização do tempo escolar já estava presente desde o surgimento da escola moderna e que se fazia necessária em virtude das determinações econômicas e de classe social. O artigo indica que tal flexibilização faz-se ainda necessária pelo fato de que o quadro de exclusão e desigualdade social ainda não foi superado. Indica ainda que a validade ou eficiência dessa política está sempre em discussão, uma vez que os resultados e o impacto dessa política variam de um contexto para outro, principalmente em virtude das condições econômicas, sociais, infraestruturais e pedagógicas das redes de ensino que a adotam, bem como das características dos projetos pedagógicos de organização da escolaridade em ciclos que têm sido implementados.

Palavras-chave : Escola em Ciclos; Trajetória Histórica; Política Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )