SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue02A organização da escolaridade em ciclos: aspectos de sua emergência, desenvolvimento e discussões atuaisAs práticas educativas de qualidade como fator de normalização escolar na educação infantil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

VILELA-RIBEIRO, Eveline Borges  and  BENITE, Anna Maria Canavarro. Sobre a educação inclusiva na formação de professores de ciências: a tessitura dos currículos praticados. Acta Scientiarum. Education [online]. 2011, vol.33, n.02, pp.239-245. ISSN 2178-5201.

As propostas curriculares, como materialização da cultura, das relações de poder, da política e da economia, se materializam na universidade por meio dos Projetos Pedagógicos de seus cursos - PPC. Dessa maneira, considerando a atualidade da questão em uma época de democratização do acesso à educação, é preciso considerar também como será ou está sendo realizada a permanência de todas as pessoas no âmbito universitário e como estão sendo preparados os futuros professores de Ciências para a diversidade. Assim, foram analisados os PPCs dos cursos de licenciatura em Ciências (Biologia, Física, Matemática e Química) de uma Instituição de Ensino Superior pública em Jataí, Estado de Goiás (IES/Jataí), tendo como foco a noção de EI e a maneira como ela está sendo tratada nesses cursos de formação de professores. Percebemos que não consta nos documentos dos cursos pesquisados nenhum tipo de referência à formação para diversidade, assim como nenhuma disciplina ou referência bibliográfica que trate do assunto.

Keywords : Projetos Pedagógicos de Cursos; Formação de Professores para Diversidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )