SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número02A organização da escolaridade em ciclos: aspectos de sua emergência, desenvolvimento e discussões atuaisAs práticas educativas de qualidade como fator de normalização escolar na educação infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

VILELA-RIBEIRO, Eveline Borges  y  BENITE, Anna Maria Canavarro. Sobre a educação inclusiva na formação de professores de ciências: a tessitura dos currículos praticados. Acta Scientiarum. Education [online]. 2011, vol.33, n.02, pp.239-245. ISSN 2178-5201.

As propostas curriculares, como materialização da cultura, das relações de poder, da política e da economia, se materializam na universidade por meio dos Projetos Pedagógicos de seus cursos - PPC. Dessa maneira, considerando a atualidade da questão em uma época de democratização do acesso à educação, é preciso considerar também como será ou está sendo realizada a permanência de todas as pessoas no âmbito universitário e como estão sendo preparados os futuros professores de Ciências para a diversidade. Assim, foram analisados os PPCs dos cursos de licenciatura em Ciências (Biologia, Física, Matemática e Química) de uma Instituição de Ensino Superior pública em Jataí, Estado de Goiás (IES/Jataí), tendo como foco a noção de EI e a maneira como ela está sendo tratada nesses cursos de formação de professores. Percebemos que não consta nos documentos dos cursos pesquisados nenhum tipo de referência à formação para diversidade, assim como nenhuma disciplina ou referência bibliográfica que trate do assunto.

Palabras clave : Projetos Pedagógicos de Cursos; Formação de Professores para Diversidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )