SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número02Sobre a educação inclusiva na formação de professores de ciências: a tessitura dos currículos praticadosA aprendizagem baseada em problemas na promoção da educação continuada com a equipe de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

AUGUSTI, Rudinei Barichello  e  BERWANGER, Carla. As práticas educativas de qualidade como fator de normalização escolar na educação infantil. Acta Scientiarum. Education [online]. 2011, vol.33, n.02, pp.247-256. ISSN 2178-5201.

Esta produção intelectual persegue a busca da maior compreensão acerca das questões que perpassam o cenário educacional, mais especificamente as práticas de qualidade na Educação Infantil. Fazem-se necessárias investigações, para que se compreenda o desejo de governamento e de qualidade na Educação Infantil e, ao mesmo tempo, as práticas pedagógicas de qualidade e de controle que ocorrem nos espaços escolares. As práticas educativas de qualidade são percebidas dentro deste âmbito de relações de poder governamental. A qualidade não se faz entender como o desejo e a necessidade de cada sujeito dentro de seu contexto social e cultural, mas sim, dentro de uma perspectiva de anseios políticos, econômicos, sociais e culturais generalizados, que resulta em uma unificação do que se acopla como qualidade educativa nacional. Dessa forma, tem-se como objetivo investigar a legislação e outros referenciais teóricos, os ambientes escolares e como se dá a qualidade nas práticas normativas de educação em nível de Educação Infantil, para compreender como acontece a normalização e o controle escolar pelo viés do governamento.

Palavras-chave : Normalidade; Governamento; Qualidade; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )