SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número02A aprendizagem baseada em problemas na promoção da educação continuada com a equipe de enfermagemAttitudes towards Augmentative and Alternative Communication for young children with cerebral palsy índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

GARCIA JUNIOR, Carlos Alberto Severo. O processo de inclusão na escola: um espaço de escuta com professores. Acta Scientiarum. Education [online]. 2011, vol.33, n.02, pp.265-271. ISSN 2178-5201.

Este estudo surgiu da sistematização do conteúdo obtido a partir da escuta de professores da rede de ensino da região de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, acerca da inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em escolas regulares. Foram realizados encontros com os professores pesquisados no ano de 2008. Os encontros se constituíram em um espaço aberto com a valorização da espontaneidade de cada participante, reforçando a importância de um debate entre os participantes para uma auto-formação e ação reflexiva acerca de sua atuação profissional (prática pedagógica). Para a escuta dos professores foram utilizados os preceitos da psicanálise freudo-lacaniana, com uma perspectiva crítico-colaborativa a fim de identificar a posição do professor na estrutura discursiva da escola, bem como promover deslocamentos nas posições subjetivas dos professores em relação à problemática de seus alunos. Por fim, observou-se que na construção de processos inclusivos encontramos obstáculos relativos aos supostos limites e possibilidades da prática (organizativa e pedagógica) e dos saberes acerca dos sujeitos com NEE. Destarte, considerando-nos participantes, o aprendizado nos afeta e nos transforma, possibilitando, quiçá, a transformação da realidade.

Palavras-chave : Inclusão Escolar; Grupo de Escuta; Necessidades Educacionais Especiais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )