SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número02O processo de inclusão na escola: um espaço de escuta com professoresContribuições da teoria da aprendizagem significativa para a aprendizagem de conceitos em botânica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

CRUZ, Eduardo Chaves; BIANCHI, José João Pinhanços de  e  BERTELLI, Rosangela. Attitudes towards Augmentative and Alternative Communication for young children with cerebral palsy. Acta Scientiarum. Education [online]. 2011, vol.33, n.02, pp.273-279. ISSN 2178-5201.

Pode admitir-se que o grau de limitação cognitiva e linguística de crianças com capacidades comunicativas gravemente prejudicadas condiciona as atitudes dos respectivos cuidadores, no uso de Sistemas de Comunicação Alternativa e Aumentativa (SCAA) que têm vindo a ser recomendados para facilitar a relação com elas e promover o seu desenvolvimento. Para testar esta possibilidade, neste estudo averiguou-se qual a relação entre o grau de limitação cognitiva e linguística de 40 crianças com paralisia cerebral, avaliado por meio do questionário de Batelle, e as atitudes dos respectivos cuidadores primários perante os SCAA, determinadas através de uma escala de Likert com 15 itens. Os resultados mostraram que as atitudes mais negativas face ao uso de SCAA foram manifestadas por cuidadores de crianças com limitações mais drásticas.

Palavras-chave : Paralisia Cerebral; Sistemas de Comunicação Alternativa e Aumentativa; Atitudes de Cuidadores Primários.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )