SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue02Attitudes towards Augmentative and Alternative Communication for young children with cerebral palsy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

VINHOLI JUNIOR, Airton José. Contribuições da teoria da aprendizagem significativa para a aprendizagem de conceitos em botânica. Acta Scientiarum. Education [online]. 2011, vol.33, n.02, pp.281-288. ISSN 2178-5201.

O trabalho foi realizado em uma escola da comunidade quilombola Furnas do Dionísio (Jaraguari, Estado do Mato Grosso do Sul). Para sua realização, inicialmente, um teste com questões de Botânica foi aplicado aos alunos para identificar ausência ou presença de subsunçores, classificados em adequados ou parcialmente adequados. Esta análise foi utilizada para o planejamento e confecção de estratégias instrucionais, visando a facilitar a interação entre as novas informações e as preexistentes na estrutura cognitiva do aluno, com o intuito de promover aprendizagem. Posteriormente, foram propostas intervenções pedagógicas baseadas no diálogo entre conhecimento tradicional e científico em sala de aula. Baseando-se nos resultados dessas estratégias e em Mapas Conceituais fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, construídos pelos alunos sobre os conteúdos propostos, concluiu-se que a aprendizagem foi satisfatória. Quanto à metodologia utilizada, verificou-se que essa contribuição foi significativa para a aprendizagem de Botânica.

Keywords : Aprendizagem Significativa; Morfologia Vegetal; Botânica; Subsunçores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )