SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Luz, iluminación y verdad en el de triplici via de San BuenaventuraBoaventura de Bagnoregio e a Regra de 1223: alguns apontamentos sobre a disciplina da pobreza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

MAGALHAES, Ana Paula Tavares. Concepção da história em Boaventura (1221-1274): encarnação, franciscanismo e redenção. Acta Scientiarum. Education [online]. 2012, vol.34, n.01, pp.29-37. ISSN 2178-5201.

A partir de sua filiação patrística - característica da Ordem Franciscana e de sua escola filosófica -, Boaventura de Bagnoregio (1221-1274) concebeu a história dos homens e da Igreja a partir de uma organização etária e tendo a Encarnação como seu aspecto fundamental. Com base no ideal cristocêntrico, o Doctor Seraphicus estabeleceu uma trajetória comum à Ecclesia e à humanidade, que deveria conduzi-las, por fim, à Redenção. A vida e a trajetória de Francisco e da Ordem dos Menores também se confundiam e representavam um importante degrau na escala humana e eclesiológica em direção à perfeição. Ao desempenhar papel fundador no conjunto da ‘história christiana’, Francisco, com o franciscanismo, pode ser colocado em perspectiva com Cristo tanto desde os aspectos externos - os stigmata - quanto, sobretudo, pela retomada da vita vere apostolica.

Palabras clave : Ordem Franciscana; História; Cristocentrismo; Tradição Patrística; Ecclesia Christi.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )