SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Boaventura de Bagnoregio e a Regra de 1223: alguns apontamentos sobre a disciplina da pobrezaO diabo na vida de um santo: uma análise complementar da autobiografia de Valério do Bierzo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

PEREIRA, Rita de Cássia Mendes. Linguagem, saberes e mediação sobrenatural: magia, clerezia e intervenção sobre a natureza no cotidiano e nas representações do Ocidente Medieval. Acta Scientiarum. Education [online]. 2012, vol.34, n.01, pp.51-60. ISSN 2178-5201.

A leitura de documentos de origem eclesiástica produzidos durante a Idade Média proporciona a impressão muito clara da presença, no cotidiano dos homens do Ocidente, de inúmeras categorias de mediadores entre o mundo natural e as forças sobrenaturais. De um lado, usando como recurso diversas formas de exercício das artes divinatórias e técnicas de manipulação de elementos da natureza, encontravam-se os magos, especialistas pretensamente dotados de saberes especiais. Às suas ações, o discurso eclesiástico buscou, durante toda a Idade Média, opor o conhecimento e as realizações dos ‘verdadeiros’ agentes do sagrado, aqueles que, organizados em uma ordo à parte do restante da sociedade, a ordo clericorum, desfrutavam do privilégio do acesso à leitura e escrita do latim. O conceito de clerezia com o qual a Igreja Cristã pretendeu qualificar os seus membros trazia implícito um valor cultural que os unificava e distinguia dos primeiros. Entretanto, aos olhos da população, os agentes mágicos, tanto quanto os clérigos, estavam dotados de saberes especializados que lhes facultavam o exercício de poderes estranhos aos comuns dos mortais e lhes possibilitavam controlar forças impessoais capazes de modificar o rumo dos acontecimentos. É nosso propósito discutir a relação entre linguagem, saberes e mediação sobrenatural nas representações correntes sobre agentes mágicos e clérigos na Idade Média.

Palabras clave : Clérigos; Magia; Linguagem; Saber.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )