SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Linguagem, saberes e mediação sobrenatural: magia, clerezia e intervenção sobre a natureza no cotidiano e nas representações do Ocidente MedievalO setor privado no sistema educacional brasileiro: uma vertente da mercantilização da educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

SILVA, Leila Rodrigues da. O diabo na vida de um santo: uma análise complementar da autobiografia de Valério do Bierzo. Acta Scientiarum. Education [online]. 2012, vol.34, n.01, pp.61-69. ISSN 2178-5201.

Este texto se vincula às questões analisadas no âmbito do projeto financiado pelo CNPq, intitulado Aspectos das relações de poder na Vita Sancti Aemiliani, na Vita Sancti Fructuosi e na autobiografia de Valério do Bierzo: cristianização e reorganização eclesiástica no reino visigodo do século VII. Dentre outros pressupostos, tal pesquisa se pauta no reconhecimento de que as autoridades eclesiásticas em princípios da Idade Média atuaram visando à promoção de um amplo projeto pedagógico, ao qual se associavam a normatização e a instrução de laicos e clérigos. Nesse processo, a literatura hagiográfica assumiu lugar de destaque. Considerando de natureza hagiográfica a autobiografia escrita por Valério de Bierzo, pretende-se, à luz das reflexões historiográficas sobre a atividade eclesiástica na península hispânica nos séculos VI e VII, discutir o papel assumido pelo diabo em tal relato, ora mais acentuadamente expressão de um topos literário, ora interlocutor da conjuntura específica do autor.

Palabras clave : Valério de Bierzo; Hagiografia; Diabo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )