SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01O diabo na vida de um santo: uma análise complementar da autobiografia de Valério do BierzoEducação e diversidade cultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

RAMOS, Marilú Dascanio  y  DRI, Wisllayne Ivellyze de Oliveira. O setor privado no sistema educacional brasileiro: uma vertente da mercantilização da educação. Acta Scientiarum. Education [online]. 2012, vol.34, n.01, pp.71-80. ISSN 2178-5201.

Este artigo tem por objetivo identificar como a lógica da esfera privada tem interferido nas políticas públicas de formação continuada de professores no Brasil e mostrar que, em muitos casos, essas parcerias são um reflexo das reformas do Estado nas últimas décadas, as quais têm intensificado o processo de mercantilização da educação. Ademais, busca-se compreender quais os impactos desse fenômeno sobre a educação brasileira. Metodologicamente, este artigo retrata a temática partindo de uma sistemática revisão bibliográfica e de reflexões das autoras. No entanto, vale destacar que a formação continuada de professores é um tema bastante amplo e tem ocupado um lugar privilegiado nas diversas discussões, sejam elas acadêmicas ou não. Logo, não se pretende aqui esgotar a discussão acerca do conceito de formação continuada, nem tampouco aprofundar as inúmeras questões que permeiam o debate atual sobre formação, visto que o objetivo do artigo consiste em refletir sobre a influência do setor privado na oferta de formação continuada, em uma perspectiva de mercantilização do ensino, salientando como essa relação altera os valores do setor público.

Palabras clave : Público e Privado; Mercado; Formação Permanente de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )