SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01O setor privado no sistema educacional brasileiro: uma vertente da mercantilização da educaçãoFormação e docência no ensino superior: uma meta-análise de artigos publicados em revistas brasileiras de educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

SILVA, Irizelda Martins de Souza e  y  OLIVEIRA, Osmar Nascimento de. Educação e diversidade cultural. Acta Scientiarum. Education [online]. 2012, vol.34, n.01, pp.81-85. ISSN 2178-5201.

Este texto procura analisar questões referentes às principais tensões a serem resolvidas pela educação, objetivando dar clareza à temática da diversidade cultural. Discutimos neste espaço o contexto do surgimento de conceitos como o de diversidade cultural, pluralismo, multiculturalismo, interculturalidade, identidade, entre outros. Baseamos este estudo em pesquisas realizadas por professores da Área de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Maringá, que analisam aspectos importantes a respeito da história da educação brasileira, em especial documentos de organismos internacionais como a Unesco.

Palabras clave : História da Educação; Políticas Públicas; Tensões; Unesco.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )