SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Educação e diversidade culturalComunicação alternativa em caso de esclerose lateral amiotrófica (ELA): uma experiência educacional de mediação para a humanização índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

SILVA, Vantielen da Silva  y  KLUBER, Tiago Emanuel. Formação e docência no ensino superior: uma meta-análise de artigos publicados em revistas brasileiras de educação. Acta Scientiarum. Education [online]. 2012, vol.34, n.01, pp.87-97. ISSN 2178-5201.

Neste artigo apresentamos reflexões e apontamentos sobre a formação de formadores e a docência no Ensino Superior. Analisamos a organização, as propostas dos cursos de pós-graduação e a preparação do professor universitário para o exercício de ensinar e formar plenamente os acadêmicos dos diferentes cursos. Destacamos que as reflexões sobre este tema estão sob a abordagem fenomenológico-hermenêutica da pesquisa, a qual instigou um estudo meta-analítico pautada na interpretação, compreensão e análise de conteúdos. Buscamos, com esse trabalho, responder à questão: “O que se revela sobre a formação de formadores nos artigos publicados em Revistas Brasileiras de Educação?” Que foi direcionada para artigos publicados nas Revistas Brasileiras da Educação, online, no período 1999-2009. A abordagem desta temática revelou-se significativa, em especial, pela necessidade de conhecimento e desenvolvimento de discussões pautadas na formação pedagógica dos docentes e, como isto é tratado nos diferentes artigos de diversas revistas do meio educacional.

Palabras clave : Docência no Ensino Superior; Formação de Formadores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )