Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Acta Scientiarum. Education
versión On-line ISSN 2178-5201
Resumen
FINCK, Silvia Christina Madrid y SALLES FILHO, Nei Alberto. Esporte e a formação de professores na prevenção de violências e mediação de conflitos escolares. Acta Scientiarum. Education [online]. 2012, vol.34, n.01, pp.111-120. ISSN 2178-5201.
Este artigo relata sobre a parceria do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Formação de Professores (Gepefe/UEPG/CNPq), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (UEPG/PR), com o Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências (NEP/UEPG). Tal parceria contribuiu para a criação da linha de pesquisa ‘Educação Física, Esportes e Educação para a Paz: dimensões conceituais, metodológicas e na formação de professores’ no Gepefe. O objetivo deste artigo é apresentar reflexões mais específicas da aproximação entre o esporte na perspectiva educacional e a educação física escolar, mediadas pela questão da formação de professores. Ao considerarmos aspectos presentes na discussão sobre a educação para a paz (convivências, conflitos, violências e paz), encontramos especificidades para pensarmos em ações na formação de professores. Este processo emerge pelo fato do Brasil viver um momento esportivo especial, com a realização de eventos internacionais previstos para os próximos anos, ampliando assim a necessidade de reflexões sobre temáticas a respeito de violências e convivências nos esportes, que suscitam reflexões sobre o papel fundamental da educação esportiva na formação de valores de convivência e a discussão sobre a formação de professores em Educação Física para essa realidade.
Palabras clave : Educação; Educação Física; Desporto; Formação Docente.