SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Bioinformática como recurso pedagógico para o curso de ciências biológicas na Universidade Estadual do Ceará - UECE - Fortaleza, Estado do Ceará índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

BALAN, André Luis. Relatos de alunos surdos acerca da escola especial. Acta Scientiarum. Education [online]. 2012, vol.34, n.01, pp.141-144. ISSN 2178-5201.

O presente recorte (adaptado) apresenta uma análise das entrevistas feitas com três sujeitos surdos acerca das suas percepções sobre suas experiências educativas escolares no contexto das instituições especiais de ensino. Confirma-se, por meio do presente estudo, que os alunos estão cientes de algumas dificuldades das escolas especiais e sentem-se prejudicados por essas falhas. As análises das entrevistas realizadas, acerca das percepções dos alunos surdos sobre suas experiências educativas escolares nas escolas especiais, possibilitaram-nos reconhecer, por meio dos relatos dos próprios surdos, fatos recorrentes no espaço da escola especial, que influenciam ou mesmo delimitam a qualidade da educação destes estudantes.

Palabras clave : Surdos; Instituição Especial; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )