SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02História da educação no Brasil: a escola pública no processo de democratização da sociedadeGödel, Escher, Shakespeare y Wittgenstein ¿qué los une? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

ALVES, Gilberto Luiz. Organização do trabalho didático: a questão conceitual. Acta Scientiarum. Education [online]. 2012, vol.34, n.02, pp.169-178. ISSN 2178-5201.

Fundado em obras de Marx, Engels, Lukács, Coménio e Alves, em fontes documentais e historiográficas, o presente trabalho parte de dois pressupostos teóricos: 1º.) com o advento da escola moderna, o instrumento de trabalho conquistou centralidade na relação educativa; 2º.) no conjunto dos instrumentos de trabalho do professor, o manual didático granjeou primazia, pois repousou nele a realização de certo grau de objetivação do trabalho docente. Portanto, ele merece ser elevado à condição de objeto privilegiado em pesquisas da área de história da educação. ‘Organização do trabalho didático’ é uma categoria de análise angular nessas investigações e lastreia produção científica cujo avanço, em paralelo, levanta questões que exigem refinamento teórico. Entre elas, há necessidade de retorno às origens da expressão ‘organização do trabalho didático’ para testar sua consistência, em especial pela difusão, na historiografia, de expressões aparentemente próximas, como organização do trabalho pedagógico, organização do trabalho escolar e organização do trabalho docente. Visando contribuir, nesse sentido, o presente trabalho objetiva: 1º.) difundir, para além do círculo de seus usuários, a precisa acepção conferida à organização do trabalho didático; 2º.) estabelecer a distinção entre essa categoria de análise e os significados atribuídos àquelas expressões aparentemente próximas.

Palabras clave : História da Educação; Pedagogia; Didática; Trabalho Didático.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )