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Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

CARVALHO, Carlos Henrique. Escola nova, educação e democracia: o projeto Francisco Campos para a escola em Minas Gerais. Acta Scientiarum. Education [online]. 2012, vol.34, n.02, pp.187-198. ISSN 2178-5201.

Neste artigo são pontuadas as principais características da Reforma Francisco Campos de 1927/28, tendo no horizonte discutir como foram incorporados na reforma os princípios do movimento escolanovista, então visto como parte da reestruturação na educação no estado de Minas Gerais e no Brasil. Por outro lado, também era objetivo da Reforma difundir a escola primária em Minas, bem como visualizar e possibilitar o controle social, fundamental à formação da ‘cidadania controlada’, ou seja, dentro do ideário das elites republicanas do estado. Portanto, compreender o significado da reforma é entender o sentido da organização das escolas em Minas Gerais já no final da República, pois a ‘missão’ dessas instituições era criar/recriar novos sujeitos para o contexto social urbano, principalmente no âmbito da escola primária, portadora de novos conteúdos, métodos de ensino e práticas pedagógicas.

Palabras clave : Reforma Francisco Campos; Democracia; Educação; Minas Gerais.

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