SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue02Escola nova, educação e democracia: o projeto Francisco Campos para a escola em Minas GeraisO parafuso da didática da história: o objeto de pesquisa e o campo de investigação de uma didática da história ampliada author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

MENEZES, Sezinando Luiz  and  COSTA, Célio Juvenal da. Considerações em torno da origem de uma verdade historiográfica: o Tratado de Methuen (1703), a destruição da produção manufatureira em Portugal, e o ouro do Brasil. Acta Scientiarum. Education [online]. 2012, vol.34, n.02, pp.199-209. ISSN 2178-5201.

Em meados do século XVIII, floresceu em Portugal uma preocupação, entre os ‘estrangeirados’, sobre as causas do ‘atraso’ do reino e as formas de buscar sua ‘regeneração’. A ilustração portuguesa inicia então uma tradição que, de forma predominante, mas não unânime, atribuiu ao Tratado de Methuen (ou Tratado de Panos e Vinhos), de 1703, a origem dos problemas do ‘atraso’ do desenvolvimento manufatureiro lusitano e a apropriação do ouro produzido no Brasil. Este texto tem como objetivo principal refletir a respeito da construção dessa vertente explicativa e sua persistência na história ensinada no Brasil.

Keywords : Ensino de História; Historiografia; Antigo Sistema Colonial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )