SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Escola nova, educação e democracia: o projeto Francisco Campos para a escola em Minas GeraisO parafuso da didática da história: o objeto de pesquisa e o campo de investigação de uma didática da história ampliada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

MENEZES, Sezinando Luiz  y  COSTA, Célio Juvenal da. Considerações em torno da origem de uma verdade historiográfica: o Tratado de Methuen (1703), a destruição da produção manufatureira em Portugal, e o ouro do Brasil. Acta Scientiarum. Education [online]. 2012, vol.34, n.02, pp.199-209. ISSN 2178-5201.

Em meados do século XVIII, floresceu em Portugal uma preocupação, entre os ‘estrangeirados’, sobre as causas do ‘atraso’ do reino e as formas de buscar sua ‘regeneração’. A ilustração portuguesa inicia então uma tradição que, de forma predominante, mas não unânime, atribuiu ao Tratado de Methuen (ou Tratado de Panos e Vinhos), de 1703, a origem dos problemas do ‘atraso’ do desenvolvimento manufatureiro lusitano e a apropriação do ouro produzido no Brasil. Este texto tem como objetivo principal refletir a respeito da construção dessa vertente explicativa e sua persistência na história ensinada no Brasil.

Palabras clave : Ensino de História; Historiografia; Antigo Sistema Colonial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )