SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Considerações em torno da origem de uma verdade historiográfica: o Tratado de Methuen (1703), a destruição da produção manufatureira em Portugal, e o ouro do BrasilInfância e educação civilizadora na literatura brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

SADDI, Rafael. O parafuso da didática da história: o objeto de pesquisa e o campo de investigação de uma didática da história ampliada. Acta Scientiarum. Education [online]. 2012, vol.34, n.02, pp.211-220. ISSN 2178-5201.

Durante a última década, iniciou-se uma mudança paradigmática na didática da história brasileira. O presente artigo visa contribuir para esta mudança, através da definição do objeto de pesquisa e do campo de investigação de uma didática da história ampliada. Para tanto, ele analisa qual é a opinião predominante a respeito da didática da história e quais são as principais reformulações produzidas por essa mudança paradigmática. Por último, apresenta, a partir da bibliografia alemã, uma definição do objeto de pesquisa e do campo de investigação da didática da história ampliada.

Palabras clave : Didática da História; Consciência Histórica; Ensino de História.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )