SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02O parafuso da didática da história: o objeto de pesquisa e o campo de investigação de uma didática da história ampliadaRelationship between High School teachers’ wellbeing and teachers’ efficacy índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

XAVIER, Nubea Rodrigues  y  SARAT, Magda. Infância e educação civilizadora na literatura brasileira. Acta Scientiarum. Education [online]. 2012, vol.34, n.02, pp.221-231. ISSN 2178-5201.

Este artigo apresenta uma análise sobre as representações da criança e das infâncias em determinados contextos e grupos sociais brasileiros, no final do século XIX e início do século XX. Trata-se de um estudo literário de perspectiva histórica e sociológica a respeito da infância. Tem como objetivo a apreensão do processo de individualização da criança e sua inserção social a partir da escolarização formal e da educação informal ocorrida na família. Como procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, elegendo as obras literárias e autobiográficas da literatura brasileira, representada por José Lins do Rego e Graciliano Ramos. A análise enfocou o caráter civilizador presente no processo de escolarização da criança representado pelas práticas disciplinares e a construção do tempo escolar como elementos de normatização de regras, comportamentos e civilidade para a infância. As considerações apontam a necessidade de perceber as especificidades da infância como período histórico e social de formação de indivíduos, considerando suas relações de dependência e interdependência, segundo Norbert Elias, bem como o poder relacional implícito entre adultos e crianças nos espaços de formação dos grupos sociais.

Palabras clave : Infância na Literatura; Educação Civilizadora; Escola; Família.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )