SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Infância e educação civilizadora na literatura brasileiraHamlet, Macbeth, Otelo e Rei Lear no ensino de línguas nas escolas: uma abordagem metodológica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

MEHDINEZHAD, Vali. Relationship between High School teachers’ wellbeing and teachers’ efficacy. Acta Scientiarum. Education [online]. 2012, vol.34, n.02, pp.233-241. ISSN 2178-5201.

O presente estudo procurou determinar as relações entre o bem estar e a eficiência de professores do ensino médio. A metodologia utilizada foi a de uma pesquisa quantitativa. A população deste estudo constituiu de professores do ensino médio da 9a a 11a série em Zahedan, Irã. De 315 amostras, a amostra válida para este estudo foi de 290. Os dois questionários aplicados foram o Questionário da Felicidade de Oxford de Hills and Argyle (2002) e Escala de Senso de Eficácia dos Professores de Tschannen-Moran & Woolfolk-Hoy’s (2001). O programa SPSS 15 foi utilizado para obter a média e o desvio padrão, coeficiente de correlação produto-momento (r), teste t e análise de variância. Os resultados mostraram que os professores do ensino médio atingiram valores acima da média em relação ao bem estar e também escores relativamente altos quanto a sua eficiência e fatores relacionados com essa variável. Foi observada uma relação positiva entre o bem estar e eficácia em atividades educacionais. Além disso, houve uma correlação positiva relativamente alta entre o bem estar, eficiência e sub-variáveis relacionadas com a eficiência de professores do sexo feminino, mais velhos, casados, e também professores com 5-10 anos de experiência em comparação aos do sexo masculino, mais novos, solteiros e com mais de 10 anos de experiência profissional.

Palabras clave : Bem Estar; Eficiência de Professores; Comprometimento do Aluno; Estratégias de Ensino; Gestão de Sala de Aula; Professores do Ensino Médio.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )